Saiba por que hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock

Saiba por que hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock

- emCelebridades, Cultura, Entretenimento, Música

No dia 13 de julho é celebrado o Dia do Rock. Mas você sabe o porquê dessa data ter sido a escolhida? Tudo começou em 1984 quando o músico irlandês Bob Geldof (que cantava nos Boontown Rats) ficou chocado ao ver uma matéria na BBC sobre a crise humanitária pela qual passava a Etiópia. As imagens até hoje chocam. Eram milhares de homens, mulheres e crianças, literalmente morrendo de fome vivendo em enormes campos. O tipo de cena que achamos que jamais precisaríamos ver em pleno século 20.

Geldof então decidiu que alguma coisa precisava ser feita. Sua primeira atitude foi chamar Midge Ure, o vocalista do Ultravox, para ajudá-lo. O resultado foi a canção “Do They Know It’s Christmas?”. A segunda foi usar uma entrevista na BBC para recrutar o maior número possível de estrelas para a causa. Sua ideia era simples, todos cantariam a canção composta por ele e Ure e assim ela chamaria a atenção do público e renderia muito dinheiro para a caridade.

Logo o resto do planeta tomou conhecimento tanto dos problemas pelos quais os africanos estavam passando quanto dos esforços dos músicos ingleses. Mas não parou por aí, Em 13 de julho de 1985 houve o evento Live Aid, onde Elton John, The Who, Style Council, Dire Straits, Sting e vários outros artistas se reuniram no estádio de Wembley, Inglaterra, para um dia memorável. Contando ainda com os irlandeses do U2, que seguramente começaram ali sua escalada rumo ao topo,  Queen, eleito o melhor show já ocorrido na Inglaterra e a volta de  Paul Mccartney aos palcos, após anos de ausência.

Nos EUA o show aconteceu na Filadélfia e teve The Cars, Tom Petty, Madonna, Duran Duran, uma volta de improviso do Led Zepellin, alguns momentos de humor involuntário protagonizados por Bob Dylan, se vendo obrigado a cantar sem conseguir se ouvir e ainda acompanhado por Keith Richards e Ron Wood dos Rolling Stones.  Phil Collins protagonizou o grande truque do dia ao conseguir se apresentar nos dois concertos (graças ao fuso horário e ao avião Concorde) e, além destes, outros grandes músicos passaram pelo palco.

O resultado, além de um dia inesquecível, foi uma renda de 283.6 milhões de dólares para a caridade. Provando que sim, era possível unir o mundo inteiro por uma causa pelo poder da música. Desde então o dia 13 de Julho passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock.

Live-Aid-1985-live-aid-31366540-1741-1196

55a395f22ed1d.image

55a395dba4bc7.image

55a395b831783.image

55a395d888897.image

article-2329571-19F42618000005DC-343_634x412

LiveAidlogo

Fonte: Vagalume

Adaptação: Valle News

Comentários

Destaque

Polícia Civil de Rialma conduz suspeito de crime de receptação culposa à delegacia

    Nesta quarta-feira, 16 de setembro de