Rialmense, dê sua sugestão, responda ao questionário e ajude na elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2021

Rialmense, dê sua sugestão, responda ao questionário e ajude na elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2021

- emEconomia, Goiás, Política, Rialma

A Prefeitura de Rialma, através da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), está elaborando a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2021 e conta com a participação da população, que através de suas sugestões e demandas irão auxiliar a direcionar os recursos do município.

Norteada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a LOA é o orçamento propriamente dito. É através da LOA que o Poder Executivo Municipal estima suas receitas e fixa suas despesas (ou seja quanto espera receber e onde o dinheiro vai ser investido). A participação popular é importante para o desenvolvimento da LOA, pois assim o cidadão expõem suas necessidades e tem mais facilidade em acompanhar e fiscalizar os gastos públicos.

Como o cidadão Rialmense pode participar?!

A Secretaria Municipal de Administração disponibilizou um formulário de sugestões popular. Para participar do desenvolvimento da LOA 2021 basta que o cidadão responda ao formulário; a partir das respostas a Prefeitura terá uma base de dados que serão utilizados para decidir o rumo dos recursos públicos. Para responder às questões basta clicar aqui.

O Valle News conversou com o Secretário Municipal de Administração, Yuri Karlo, que fez uma analogia explicando que “o orçamento público se assemelha muito ao plano econômico da nossa própria casa, assim, com a previsão daquilo que temos em conta (recebimento de salários e/ou pagamentos), planejamos como serão pagas as nossas despesas de forma a atender, prioritariamente, todas as nossas necessidades básicas, como mercado, escola, água, energia e demais”.

Segundo o Secretário, aquilo que eventualmente vier a sobrar como recursos poderá ser investido em gastos planejados, como por exemplo: comprar uma viagem de passeio nas férias. Yuri pontuou que com a Prefeitura o processo é o mesmo; “avaliamos, dentro do período de um ano, aquilo que possivelmente teremos como receita (recebimento de impostos) e destacamos todos os nossos gastos prioritários, como folha de pagamento, saúde, educação e etc. Com aquilo que sobra, de maneira planejada, investimos em gastos como pavimentação de ruas, construções de escolas, postos de saúde, pontes, realização de eventos culturais e esportivos e outras demandas”.

Valle News – Do ponto de vista de alguém que está dentro do Poder Executivo, frente à Secretaria de Administração, você acredita que faz diferença efetiva a participação popular no desenvolvimento da LOA?

Yuri Karlo – Não só por estar Secretário Municipal de Administração, mas também por ter formação contábil, acredito que a participação popular faz toda a diferença e convido aos nossos munícipes a participarem desse processo de construção da Lei Orçamentária Municipal – LOA 2021. Ressaltando que se trata de algo de interesse de toda a comunidade. Participem todos! Os investimentos são de recursos públicos, então escolha a área que você entende ser um melhor investimento.

O Secretário finalizou dizendo que assume este compromisso e que todas as manifestações serão avaliadas pela Adminitração e inseridas no projeto da LOA  (Lei Orçamentária Anual).

 

Comentários

Destaque

Prefeitura de Rialma decreta luto oficial de 03 dias pelo falecimento de ex-servidora do município vítima de Covid-19

    A Prefeitura Municipal de Rialma, por