Prefeitura de Ceres realiza projeto “Viajando nos Encantos da Literatura Infantil”: confira

Prefeitura de Ceres realiza projeto “Viajando nos Encantos da Literatura Infantil”: confira

A culminância do projeto VIAJANDO NOS ENCANTOS DA LITERATURA INFANTIL desenvolvido pela bibliotecária Aparecida Melo, juntamente com o grupo gestor: Cleide Maria Rocha de Morais diretora, coordenadora pedagógicas Claudia Fernandes, Kelly Maria Costa, coordenadora de projetos Maria Elvira da Silva, coordenadora Disciplinar Barbara Morena, dinamizador da informática Marlon, e professores, aconteceu no dia 08 de outubro, onde em um momento ímpar todos os alunos foram para o pátio para poderem apreciar apresentações de poemas, músicas, todos caracterizados com personagens de Monteiro Lobato e Cora Coralina a qual recebe o nome da biblioteca da Escola Municipal Domingos Mendes da Silva. 

O presente projeto tem como finalidade envolver a comunidade escolar num contexto de leitura oral, de imagens e reconto de histórias visando o gosto de ler e se envolver no reconto.

Pretende-se estimular as diversas habilidades dos alunos levando-os a desinibir, falar em público, expressar sua imaginação, sua criatividade de forma dinâmica e lúdica.
O intuito maior do projeto é resgatar o gosto pela leitura, incentivando e estimulando o prazer de ler, bem como orientando sobre as imensas possibilidades de uma história e tudo o que está contido nas imagens e escritas para ampliar os conhecimentos e as reflexões sobre o mundo que nos cerca. O público envolvido foram alunos do 1º ao 3º ano do Ensino fundamental I Matutino e vespertino da Escola Municipal Domingos Mendes da Silva e toda a comunidade escolar.
A forma que o projeto aconteceu foi de apresentação de alguns livros literários, previamente escolhidos pela bibliotecária, leitura para apreciação pela dinamizadora do projeto e para a memorização por parte dos alunos, instigar os alunos com perguntas referentes ao texto lido empregando as imagens nele apresentadas, exploração dos elementos textuais, tais como os humanos, naturais e materiais, atividades de leitura e reconto, preenchimento de ficha de inscrição dos alunos interessados a participar do Concurso Literário de leitura e reconto do livro de história proposto. Treinamento e apresentação para classificação dos alunos que obtiverem melhor desempenho nas etapas propostas do concurso. Culminância do Projeto no pátio com apresentação de alguns vencedores. Simulação literária por alunos das séries participantes. Entrega de brindes e medalhas por algumas autoridades.
Tivemos uma homenagem a escritora cerasina Maria Santana, a qual recitou alguns de seus poemas e trouxe uma palavra de entusiasmo e reflexão para os alunos e todos que estavam presente. A placa tinha o seguinte dizeres:
Uma cidade não se faz somente de construções e de bem feitorias, se faz de pessoas que dedicam o seu esforço a escrever e a encantar pessoas com sua simplicidade no escrever e no transmitir o cotidiano de forma encantadora, relevante e sábia. A você, nossa escritora, reconhecemos o seu trabalho e agradecemos por fazer parte da história de Ceres e da nossa escola.
A classificação aconteceu com medalhas de bronze, prata, ouro e leitura de imagens e textos, todas personalizadas ressaltando a importância da dedicação e empenho em estar participando do projeto e elevando o crescimento pedagógico da criança.

Comentários

Destaque

Polícia Civil de Ceres prende suspeito de descumprir medida protetiva após ser acusado de violência familiar

    Policiais Civis do Estado de Goiás,