Prefeitura de Ceres e Secretaria de Meio Ambiente no combate às queimadas: ajude a denunciar casos e veja como evitar de provocá-las

Prefeitura de Ceres e Secretaria de Meio Ambiente no combate às queimadas: ajude a denunciar casos e veja como evitar de provocá-las

- emCeres, Goiás, Meio ambiente, Política
Falta cerca de um mês para o início da estação mais quente do ano. Nesse período, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz um alerta à população sobre os cuidados com a vegetação. Como as queimadas tornam-se mais frequentes nesta época e, em muitos casos, devido à ação do homem, o órgão orienta sobre como evitar os indesejados focos de incêndio.
Alguns cuidados são essenciais para combater esse tipo de crime ambiental em áreas verdes, terrenos e áreas de proteção: não colocar restos de material de construção, materiais inflamáveis, vidros, latas, ou qualquer outro produto que gere calor ao entrar em contato com o sol; não jogar bitucas de cigarro próximo à vegetações verdes ou secas; não roçar um terreno e provocar fogo nos resíduos recolhido, pois o fogo pode se propagar. Embalagens ou produtos plásticos também podem sofrer com o calor e são combustíveis para possíveis incêndios, portanto, não devem ser descartados indevidamente.
A prática de queimada é crime conforme o Código Penal Brasileiro (Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940) e a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998), que estabelece pena de reclusão e multa. A fiscalização vem sendo feita, mas uma das maiores dificuldades da Semmas é identificar o autor da queimada,  por isso o órgão precisa da participação da população para que haja denúncias: que geram protocolo e podem ser acompanhadas pela população. À partir da denúncia  é possível que o infrator seja autuado em flagrante e responda pelo crime.
Denúncias podem ser feitas das seguintes formas:
Na Secretaria de Meio ambiente de segunda a sexta pelo telefone (62) 3307-3327
Pelo Plantão da Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (62) 99234-5952
Pelo Aplicativo Quem Ama Cuida
E pelo inbox (bate-papo) da Fã Page da Prefeitura de Ceres

Comentários

Destaque

Jovem é preso suspeito de matar, arrancar os olhos e a pele do rosto da vítima

. . Na última quinta-feira, 21, a Polícia