Prefeitura de Ceres e IF Goiano retomam atendimentos de Equoterapia após dois anos de paralisação em razão da pandemia

Prefeitura de Ceres e IF Goiano retomam atendimentos de Equoterapia após dois anos de paralisação em razão da pandemia

- emCeres, Goiás, Política, Saúde
A Prefeitura de Ceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres, retomou na última sexta-feira, 01 de abril, os atendimentos do Centro de Equoterapia, que estavam suspensos há dois anos por conta da pandemia de Covid-19.

O retorno foi celebrado com uma cerimônia no próprio Centro de Equoterapia, contando com a presença de pacientes, familiares, profissionais, estudantes e autoridades. Na ocasião foi apresentado o histórico do serviço, que ocorre desde o ano de 2005.

Em sua fala, o Diretor do Instituto Federal Goiano, Cleiton Mateus, enalteceu o trabalho desenvolvido pela equipe do Centro de Equoterapia e falou sobre a importância e os benefícios que este projeto entregam para a sociedade. Já o Prefeito de Ceres, Edmário Barbosa, relembrou o início dos atendimentos, em 2005, em seu primeiro mandato, e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Ceres com o IF Goiano nesta retomada das atividades.
Equoterapia

A equipe de profissionais que atuam na Equoterapia são disponibilizados pelo Centro Especializado em Reabilitação de Ceres, o CER, que realiza um acompanhamento multiprofissional com os pacientes. O acompanhamento vai desde a triagem até o atendimento com médicos, fonoaudiológico, fisioterapêuticos, psicológicos, psicopedagógicos e equipe de enfermagem.

A Equoterapia tem o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Deste modo, o retorno das atividades é uma grande realização para toda a comunidade ceresina.
Nas redes sociais a Prefeitura de Ceres celebrou o retorno dos atendimentos: “Um dos serviços de saúde mais lindos e importantes prestados ao povo ceresino está de volta! Após dois anos de paralisação das atividades em função da pandemia de Covid-19, o Centro de Equoterapia do IF-Goiano retornou com os atendimentos em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação, o CER. Para celebrar este retorno, foi realizada nesta sexta-feira, 01, uma cerimônia com a presença de pacientes, familiares, profissionais e autoridades, uma grande oportunidade para mostrar a importância da Equoterapia para os pacientes e para nossa comunidade em geral”.

Comentários

Destaque

Acidente na GO-154, entre Carmo do Rio Verde e Uruana, deixa uma pessoa morta na manhã desta sexta-feira (24)

    Um acidente de trânsito na GO-154,