Para economizar recursos, governo vai fechar 18 escolas estaduais em Goiás: escolas de Uruana e Itapuranga estão na lista

Para economizar recursos, governo vai fechar 18 escolas estaduais em Goiás: escolas de Uruana e Itapuranga estão na lista

- emEducação, Goiás, Política
Uruana - Foto: reprodução

 

 

A Secretaria Estadual de Educação anunciou, na sexta-feira (18), que, para economizar recursos, vai fechar 18 escolas estaduais de Goiás. Após o anúncio, pais e alunos reclamaram da mudança, afirmando temer ser remanejados para unidades distantes de casa ou até mesmo ficar sem estudar. No entanto, a secretária Flavia Gavioli garante que ninguém vai ficar sem vaga.

“A ordem é economizar, é racionalizar, é ser bastante sério com a aplicação do recurso público. Eu sou conhecedora do desgaste. Eu sei o tanto que isso pode ser traumático neste momento. Mas eu garanto, tudo isto que está sendo feito é justamente para que todo o povo goiano entenda que existe um ar de seriedade na aplicação dos recursos”, disse a secretária de Educação.

Conforme afirmou a secretária, trata-se de um reordenamento das escolas que estão funcionando muito abaixo de sua capacidade máxima, porém com os custos como se estivessem lotadas. Um dos exemplos é o Instituto de Educação de Goiás, em Goiânia, onde estudam 202 alunos, mesmo mantendo estrutura que poderia estar com até 1,2 mil estudantes.

No Colégio Estadual Dona Mariana Rassi, das 310 vagas da capacidade da escola, apena 102 estão ocupadas. Segundo a Secretaria, o custo mensal para manter a unidade é de R$ 2 milhões. Em São Francisco de Goiás, a 100 km de Goiânia, uma escola tem 52 alunos e 28 funcionários e também entrou na lista.

De acordo com o órgão, todos os estudantes das unidades educacionais que serão fechadas serão transferidos para outras escolas que fiquem perto de onde moram.

Escolas que serão reordenadas:

1- Cepi Euclides Serafim De Lima – Uruana

2- Colégio Estadual São Francisco – São Francisco de Goiás

3- Cepi Jardim Das Aroeiras – Goiânia

4- Cepi Eunice Weaver – Goiânia

5- Instituto De Educação De Goiás – Goiânia

6- Cepi Dona Mariana Rassi – Goiânia

7- Escola Estadual Elias Nasser – Caiapônia

8- Colégio Estadual Auristela L Machado – Campos Verdes

9- Colégio Estadual São Geraldo – Santa Terezinha de Goiás

10- Colégio Estadual Sta Terezinha – Santa Terezinha de Goiás

11- Escola Estadual Olavo Costa Campos – Heitoraí

12- Cepi José Pedro De Faria – Itapuranga

13- Cepi José Dilma Maciel – Montes Claros de Goiás

14- Escola Estadual Desembargador Mário Caiado – Itapirapuã

15- Escola Estadual Prª Neide Reis – Luziânia

16- Cepi José Costa Paranhos – Ipameri

17- Colégio Estadual Dom Bosco – Ipameri

18- Escola Estadual Ladislau Alves De Souza – São Simão

 

Reprodução: G1 Goiás

Comentários

Destaque

Jovem é preso suspeito de matar, arrancar os olhos e a pele do rosto da vítima

. . Na última quinta-feira, 21, a Polícia