Em reta final: Valle News entrevista candidato a prefeito de Ceres Rafaell Melo, que fala sobre seu mandato e suas propostas para uma possível segunda Gestão

Em reta final: Valle News entrevista candidato a prefeito de Ceres Rafaell Melo, que fala sobre seu mandato e suas propostas para uma possível segunda Gestão

- emCeres, Goiás, Política
Rafaell Melo (Progressistas - 11) / Foto: Valle News

 

 

A reportagem do jornal Valle News esteve com o candidato à reeleição a prefeito de Ceres Rafaell Melo (Progressistas – 11) para entrevista. Na ocasião foram abordados temas como a “herança política” de Rafaell, sua Gestão como prefeito e suas propostas para um 2º mandato (caso eleito).

Herança Política

Rafaell comentou com o jornal que sua família tem um trabalho prestado desde os tempos de seu avô, com a criação da Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), hoje conhecida como Ceres.

O avô de Rafaell foi prefeito da cidade e o seu pai, Valter Melo, também. Valter governou Ceres por 4 mandatos. “Meu pai realizou muitas obras e marcou a história de Ceres”, disse Rafaell. Seu pai também foi deputado estadual por duas vezes e da mesma forma sua mãe, Vanda Melo, que exerceu duas legislaturas. “Pude dar sequência a esse trabalho a partir de 2017 e pra mim tem sido muito honroso, pois a história da nossa família dentro da política é realmente voltada para o bem público e os anseios da sociedade”, disse o atual prefeito.

“Apesar desse legado, eu, Rafaell, ainda não tinha tido a oportunidade de prestar esse serviço (político), assim, nós tínhamos que colocar a esperança na população de que eu também poderia fazer por Ceres. Aí veio a campanha de 2016, que foi um sucesso”, comentou Rafaell sobre sua entrada para a vida política.

Ao Valle News, Rafaell se mostrou orgulhoso de seus feitos nos últimos 4 anos; “Hoje quando chego nas casas para conversar com as pessoas não tenho mais que plantar esperança, hoje chego com um trabalho realizado e me sinto muito orgulhoso, pois em todos os bairros de Ceres existe a mão da nossa Gestão”.

1º Mandato

Segundo o atual prefeito, a malha-viária de Ceres foi o ‘calcanhar de aquiles’ de sua Administração, já que as ruas e rodovias estavam intransitáveis. Rafaell também lembrou dos ‘mutirões’ para limpar a cidade; “fizemos inúmeros mutirões aos finais de semana para retirarmos lixo e entulho do Centro da cidade e dos bairros e levá-los até o lixão”.

O atual prefeito contou que a questão da malha-viária foi trabalhada desde o primeiro ano de sua Gestão, sendo que nos 3 primeiros anos foram entregues para a população cerca de R$ 7 milhões em obras de pavimentação asfáltica e que, neste 4º ano de mandato, foi implementado o programa pró-transporte, que promete entregar à Ceres a maior obra em termos de malha-viária da história da cidade; “Esses investimentos em infraestrutura propiciaram uma melhor qualidade de vida para o cidadão. É um investimento que se expande para outras áreas, como Saúde, Educação e tantas outras”, comentou o prefeito.

“Me lembro que, quando assumimos, fiquei chocado em ver pais de alunos chegando à Escola Pequeno Príncipe com sacolinhas plásticas amarradas nos sapatinhos das crianças, porque ou era poeira ou era barro. Uma das nossas prioridades foi asfaltarmos a rua do Pequeno Príncipe e hoje o Setor Milton Ferreira inteiro está asfaltado, bem como o Primavera, o Jardim Petrópolis e vários outros que estão prontos os quase prontos”, disse Rafaell.

Ainda sobre o tema infraestrutura, Rafaell destacou o recapeamento e a sinalização de toda a Avenida Bernardo Sayão, a recuperação de quase toda a Vila Pedrosa, juntamente com a Avenida Rui Barbosa (Rua das Oficinas), onde foi feito um trabalho não só no asfalto, mas também na rede pluvial.

O prefeito também comentou que todos os bairros de Ceres passaram por obras nos últimos 04 anos; “Acredito que praticamente 300 ruas de Ceres terão recebido obras até o fim de 2020″.

“Reformamos todos os CMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil), reformamos duas escolas, aparelhamos, climatizamos, criamos laboratórios de informática. No Centro Cultural, que estava abandonado, foi investido mais de meio milhão de reais. Entregamos de novo para a  população o G3, o Curumim, que estavam sendo tomados pela marginalidade”, destacou Rafaell.

Segurança Pública

O prefeito também contou que fez ajustes e conseguiu melhorar a Segurança Pública da cidade; “Nós ampliamos ainda mais a parceria com a Polícia Militar e com a Polícia Civil fizemos uma parceria inédita, um convênio de banco de horas”.

Frota de veículos

Segundo o prefeito, a frota do município era sucateada; “na Educação, por exemplo, praticamente todos os nossos ônibus eram terceirizados, hoje temos 8 ônibus novos e próprios, não existem mais contratos e assim temos economia pro município e conforto pros alunos”.

A frota da Saúde, de acordo com Rafaell, também não estava diferente, havia apenas uma ambulância, que não podia viajar em função de suas más condições. “Hoje adquirimos 6 ambulâncias e 3 vans para pacientes”, comentou Rafaell Melo.

Na área de Serviços Urbanos e Rurais diversos automóveis e máquinas também foram conquistados pelo município, segundo o prefeito; “Hoje adquirimos caminhões-pipa, coletores, basculantes, trator de esteira, rolo-compactador e inúmeros equipamentos, que geram economia”.

Saúde

O atual prefeito também mencionou algumas conquistas de sua Administração na área da Saúde; “Reformamos todas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), reformamos a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgências). Além disso, apenas no aparelhamento da UPA investimos mais de R$ 1 milhão. Os avanços na Saúde foram inúmeros”.

Servidor Público

Rafaell também disse ao Valle News que em seu mandato o servidor público foi bem reconhecido e valorizado. Conforme o candidato, hoje Ceres possui um plano de carreira reformulado, que beneficia e interessa o servidor. Além disso, de acordo com Rafaell, foram pagas progressões que estavam paradas, inclusive retroativas.

“Os servidores nunca tiveram atraso na nossa Gestão, muitas vezes tiveram o salário pago antecipado, com exceção de um único mês”, frisou o atual prefeito.

Cirurgias Eletivas

O prefeito também afirmou que as cirurgias eletivas, que são cirurgias que não necessitam de urgência, foram zeradas dentro de seu mandato. “A fila estava parada desde 2011, nós conseguimos zerar a fila, um fato inédito em Goiás e talvez até mesmo no Brasil”, disse Rafaell.

Casa de Apoio em Goiânia

O prefeito comentou que um de seus orgulhos é a Casa de Apoio, que abriga pacientes de Ceres que vão até a capital para tratamento médico. A própria Casa de Apoio é responsável pelo transporte do paciente. O local, de acordo com o prefeito, ainda fornece café da manhã, almoço e janta, além de acomodações adequadas; privativas e até de isolamento, se for o caso.

O candidato e as propostas

Rafaell Melo contou ao Valle News que caso seja reeleito pretende investir em Habitação, Esporte, Cultura, Lazer, Social e continuar investindo na Saúde, Educação e Infraestrutura.

“Temos um projeto pronto e também o terreno […] De início vão ser 128 lotes para serem doados para a população. Nós entendemos que é importante demais a pessoa ter a dignidade da sua moradia própria”, comentou o candidato sobre um de seus projetos.

Segundo Rafael, na área Social as propostas são no sentido de melhorar a vida da população mais carente, colocando em prática progranas como o “Vale Gás”, onde o morador ganhará do município o gás de cozinha.

“O município também pretende se espelhar no que foi feito a nível Federal e, no tempo em que ainda durar a pandemia, criar um auxílio para os mais carentes, que ficaram sem seus empregos ou desamparados de alguma forma”, disse Rafaell.

Esporte e Cultura

O prefeito explicou que pretende criar uma Secretaria de Esporte e Cultura autônoma, desvinculada da Secretaria de Educação, entendendo que com orçamento próprio será mais fácil administrar a pasta.

Com a malha-viária reconstruída, a casa em ordem, as dívidas pagas, nós iremos focar na revitalização de todas as praças esportivas de Ceres, colocando iluminação, reestruturando a parte física das praças, colocando material esportivo à disposição da população ceresina e incentivando o esporte nos bairros. Entendendo que o esporte retira pessoas da marginalidade e traz benefícios para a saúde, entra em questões Sociais de Educação e tantas outras”, comentou Rafaell.

Saúde

De acordo com o atual prefeito, caso eleito, sua Gestão dará sequência ao que já está sendo feito na área da Saúde; “daremos continuidade na Casa de Apoio, ampliação, recuperação e revitalização das Unidades Básicas de Saúde e atender as demandas que aparecerem”, explicou o prefeito.

Educação

O prefeito disse ao Valle News que, a merenda servida nas escolas e CMEI’s de Ceres é uma das melhores do Estado de Goiás, (avaliada pela Universidade Federal de Goiás), e que dar continuidade a isso é importante, pois se entende que a merenda também faz parte do desenvolvimento das crianças. Além disso, o prefeito explicou que os investimentos no ensino em si, na formação dos professores e na infraestrutura das escolas e CMEI’s vai continuar sendo uma prioridade.

Outras questões

O candidato também falou que está em seus planos, para um possível 2º mandato, ampliar e melhorar o Parque Curumim, voltar a utilizar o palco do G3 para eventos; como shows e teatros e disse que faz o compromisso de não deixar nenhuma rua de Ceres na terra.

Por fim

Ao final da entrevista Rafaell agradeceu a população ceresina, disse que é um orgulho fazer a Gestão do município que ama, nasceu e cria suas filhas.

O candidato também aproveitou o espaço no jornal para pedir apoio. “Nossa base de trabalho é sólida, nosso trabalho está aí para a população ver […] Respeito a todos, mas tenho a coragem de ir na casa de qualquer cidadão e pedir seu apoio, pois existem trabalhos da nossa Gestão nos quatro cantos da cidade […] Peço que façam uma análise e façam uma comparação das gestões anteriores com os últimos 4 anos. Assim, peço o apoio de vocês”, finalizou o prefeito e candidato Rafaell Melo.

Em breve o Valle News, prezando por sua já conhecida imparcialidade e o direito do leitor de ter acesso às informações sobre todos os candidatos, irá divulgar entrevista com o candidato a prefeito de Ceres Edmário Barbosa, do Cidadania – 23. 

Comentários

Destaque

Jovem de 21 anos é assassinado a tiros em kitnet de Goianésia

    Um jovem de 21 anos foi