Em breve SMT (Secretaria Municipal de Trânsito) será realidade em Ceres

Em breve SMT (Secretaria Municipal de Trânsito) será realidade em Ceres

- emCeres, Política, Trânsito

Em breve a cidade de Ceres contará com a SMT (Secretaria Municipal de Trânsito). Depois de longa espera, finalmente a Superintendência Municipal de Ceres sairá do papel. A SMT foi criada na cidade em 2013, através da Lei Municipal 1.798, porém, sofreu problemas burocráticos, que a impediram de atuar no município até o momento.

Apenas um grupo seleto de municípios do Vale do São Patrício e Norte Goiano possuem a referida secretaria, que administra com maior propriedade o trânsito da cidade. Cidades como: Uruaçu, Crixás, Goianésia, Porangatu, Jaraguá e Rubiataba já possuem o órgão.

“Diferentemente do que alguns dizem, o objetivo da SMT não é se tornar uma indústria da multa, mas sim, de proporcionar instrumentos e condições para que o processo de circulação de bens e pessoas desenvolva-se com padrões adequados de acessibilidade, mobilidade urbana, segurança viária e fluidez”, disse o superintendente Clarirouse Caixeta.

De acordo com Clarirouse, mesmo sendo criada em 2013, foi apenas em fevereiro de 2015 que foi encaminhado o oficio ao Cetran-GO, abordando a Integralização do Município de Ceres ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Em agosto do mesmo ano, foi recebido oficio de retorno com as exigências de documentos, regimentos internos e decretos por parte da SMT local. Após visita técnica em Ceres, por parte do Cetran-GO, em dezembro de 2015 foi protocolada junto ao Detran a solicitação de Integralização do Município de Ceres no SNT. E em 14 de abril deste ano foi expedida a Portaria número 76 a qual permitiu a integralização de Ceres ao Sistema Nacional de Trânsito.

“Com a SMT poderemos elaborar estudos e apontar soluções para acabarmos ou pelo menos diminuirmos a impunidade no trânsito. Podemos salvar vidas e fazer um planejamento para criar um ambiente salutar no trânsito” disse o superintendente.

“Em meio a esse período já solicitamos o convênio de Termo de Cooperação Mútua entre o Detran e prefeitura. Muitos foram contra a criação da SMT, temendo uma indústria da multa ou coisa parecida. Mas a nossa SMT estará distribuída da seguinte maneira. As ações de operação e fiscalização são delegadas à PM, enquanto as ações de notificação e arrecadação são delegadas ao Detran. A SMT continua com as ações de estatísticas e engenharia”, explicou Clarirouse. O superintendente ainda disse que a SMT estará nas ruas de Ceres em breve.

.

16930

Comentários

Destaque

Polícia Civil de Rialma conduz suspeito de crime de receptação culposa à delegacia

    Nesta quarta-feira, 16 de setembro de