Na tarde desta quarta-feira (04) o prefeito de Ceres Rafaell Melo realizou uma coletiva de imprensa para responder perguntas pertinentes sobre os últimos contratos assinados, que trazem benefícios em obras de infraestrutura.
O mais importante dos convênios (Pró-Transporte) foi assinado na última terça-feira (03), em Anápolis, na Superintendência Regional do Centro Norte. O convênio é do empréstimo no valor de R$ 12.823,444,26 (doze milhões oitocentos e vinte três mil, quatrocentos e quarenta e quatro reais e vinte seis centavos), entre a Caixa Econômica Federal e o município de Ceres.

Pró-Transporte
“O projeto é bem mais amplo que simplesmente uma pavimentação asfáltica, contempla 7 itens relacionados à infraestrutura”, disse Rafaell. Os itens contemplados pelo programa são: rede pluvial, pavimentação, drenagem superficial, calçada, meio-fio, sinalização horizontal e vertical e acessibilidade.
Ao todo 90 ruas da cidade de Ceres receberão obras de infraestrutura através do programa Pró-Transporte. Os setores contemplados com o programa serão: Aldeia do Vale, com 14 ruas, Ana Terra, com 3 ruas, Centro, com 4 ruas, Jardim Petrópolis, com 11 ruas, Jardim Petrópolis II, com 4 ruas, Jardim Sorriso II, com 9 ruas, Jardim Suíço, com 3 ruas, Milton Ferreira, com 5 ruas, Morada Verde, com 3 ruas, Nova Vila, com 4 ruas, Sara Ribeiro, com 5 ruas, Boa Vista, com 2 ruas, Setor Industrial, com 5 ruas, Setor Tropical, com 10 ruas, Vila Mutirão, com 7 ruas (o setor completo).
O prefeito contou que os setores receberão tipos de obras específicas, conforme as demandas. Alguns terão nova pavimentação, feita através de TSD (Tratamento Superficial Duplo), outros nova pavimentação de bloco (em ruas ingrimes), também haverá reconstrução de TSD, micro-revestimento a frio (espécie de recapeamento), que será feito do São Patrício até o IBAMA (nos dois sentidos da pista), meio-fio e calçada.

Mais obras
Conforme Rafaell, a ideia é que, até o final da Gestão, não exista nenhum setor em Ceres que não tenha passado por obras de infraestrutura. Além do Pró-Transporte, outros três contratos de infraestrutura foram assinados. Um deles, no valor de quase R$ 1 milhão de reais, oriundos de emenda parlamentar, contempla o Setor Jardim Sorriso II.
Tempo
Sobre o início das obras, o prefeito explicou que alguns procedimentos, como o micro-revestimento, serão feitos o mais rápido possível, já que são processos que necessitam de poucas horas. Já processos em locais envolvendo terra terão que esperar pelo fim do período chuvoso.

Transparência
A empresa responsável pelas obras, através de licitação, é a CCM Construção e Pavimentação, da cidade de Goiânia, que tem como proprietário Jordan Glebb Pereira da Silva. Rafaell explicou que as obras serão fiscalizadas pela Caixa Econômica, que estabelece padrões que devem ser seguidos pela empresa. Cada etapa realizada passará por análise.
Rafaell ainda esclareceu que, o dinheiro liberado não passa pela conta da prefeitura, o pagamento é feito em uma conta vinculada a cada contrato (a medida que a obra vai se concretizando). As obras devem ser concluídas até dezembro de 2020.






Comentários