Foi realizada na última sexta-feira, 17, na cidade de Ceres, uma caminhada em prol ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem seu dia nacional instituído na data de 18 de maio.
O evento foi organizado pelo Conselho Tutelar, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS e CRAS.
A caminhada contou também com a presença de várias escolas municipais e estaduais, das tradicionais fanfarras, de servidores da prefeitura de Ceres, entidades, professores, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
18 de maio
A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.
Normalmente, nesta data, são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual.
Veja fotos:
Comentários