Câmara de Vereadores de Ceres emite nota garantindo que vem cobrando explicações sobre recursos destinados ao combate da Covid-19

Câmara de Vereadores de Ceres emite nota garantindo que vem cobrando explicações sobre recursos destinados ao combate da Covid-19

- emCeres, Cirilândia, Goiás, Política, Saúde

 

 

 

A Câmara Municipal de Ceres, através do Presidente Sérgio Ferreira dos Passos, afirmou que vem cobrando informações à Secretaria Municipal de Saúde sobre os investimentos dos recursos recebidos para destinação ao combate à pandemia de Covid-19, bem como informações sobre os planos de contingência efetivos para diminuir os casos da doença no município.

A Câmara destacou que foram enviados à Secretaria Municipal de Saúde ofícios, como o de nº 071/2020, recebido em 20 de abril deste ano, que solicitou informações sobre o número de leitos de UTIs, plano de contingência, orientação à população e que, segundo o vereador, questionava ao Secretário Júnior Fleury se o município de Ceres de fato estava preparado para atender a população de forma efetiva, caso houvesse um aumento nos casos ou situações graves.

Em data posterior, em 27 de abril de 2020, a Câmara solicitou novamente informações sobre o Recurso PaC- Mac-Covid-19, de R$1.628.195,65 (um milhão seiscentos e vinte e oito mil, cento e noventa e cinco reais e sessenta e cinco centavos), e sobre aquisições de respiradores, que cogitavam adquirir.

O Presidente Sérgio Ferreira dos Passos, durante a 4ª Sessão Ordinária de abril de 2020, pediu ao Secretário da Mesa Diretora, Cleidson Alves Pequeno, que fizesse a leitura dos referidos ofícios, requerendo ao Secretário de Sáude o mais breve possível um posicionamento perante ao Poder Legislativo e principalmente perante à população. Mas, segundo a Câmara, não houve esclarecimento satisfatório.

Assim, a Câmara manifesta seu descontentamento, afirmando que tem o direito de se manter informada sobre a atuação do Poder Executivo e suas Secretarias, principalmente quanto aos gastos públicos.

Os vereadores afirmam que estão presenciando a cada dia um aumento alarmante no número de contaminados por Covid-19, superlotação no sistema de Saúde, além dos lamentáveis óbitos no município.

O Poder Lesgislativo destacou ainda que não compactua com algumas formas de atuação e que neste momento é necessário repensar sobre as medidas de prevenção, realizar uma fiscalização efetiva, bem como a divulgação precisa da real situação da Saúde de Ceres, a fim de que a população se conscientize, utilize máscaras, fique em casa e saia somente para o trabalho e por necessidade, protegendo a si e aos seus familiares.

“É preciso aumentar as medidas para conter o avanço da doença, pois só assim evitaremos um colapso total na Saúde do nosso município”, pontuou o Presidente. A Câmara finalizou sua nota destacando a necessidade de intensificar a fiscalização e transparência quanto aos gastos públicos.

Veja o vídeo da 4ª Sessão Ordinária de abril de 2020:

Veja os ofícios:

Comentários

Destaque

Prefeitura de Rialma informa que Curso para Gestantes estará com as inscrições abertas de 23 a 30 de setembro

    A Prefeitura de Rialma, através da