A constante valorização dos bens imobiliários em Goiânia – Se está pensando em investir no ramo, este artigo é pra você

A constante valorização dos bens imobiliários em Goiânia – Se está pensando em investir no ramo, este artigo é pra você

Crédito: Pixabay

O mercado de imóveis em Goiânia vem sofrendo algumas variações muito interessantes nos últimos anos, exatamente pelo fato do mercado não ter mais aquela pujança que tinha a uns seis anos atrás. Por conta da crise política e financeira em que o país se encontra, altos e baixos estão sendo registrado nos últimos anos. A valorização dos bens imobiliários, junto com uma consequente crescente nos valores dos imóveis, é uma dessas questões importantes que estão acontecendo. E é exatamente sobre essa última, que iremos falar aqui nesse artigo, já que é muito importante entender quais são as causas da valorização imobiliária, as suas consequências e afins. Por isso, esse artigo é ótimo para aqueles que estão pensando em começar a investir no ramo.

A valorização dos bens imobiliários, é sentida por quem investe diretamente neles, como por aquelas pessoas que colocam seu dinheiro no mercado financeiro, através desses ativos. Muitas pessoas tem uma visão errada sobre a valorização dos imóveis, achando que ela é constante e inalterável, mas isso não poderia estar mais errado. Esses ativos também estão sujeitos a quedas, isso porque eles também são definidos pela atividade do mercado financeiro. E essa definição depende tanto de questões específicas, quanto de fatores como as condições do entorno do imóvel, que podem ampliar e muito as boas condições de vida de quem ali mora.

O que é?

A valorização de casas à venda em Goiânia e já negociadas, acontece quando o mercado de imóveis residenciais e comercias, sofre uma valorização em comparação da sua condição anterior. Assim, o valor de mercado dos imóveis, sobem em relação ao que eles tinham, possibilitando assim aos investidores lucrarem com a diferença de valores. Esse processo de valorização é ocasionado por mudanças na casa ou no apartamento, nas condições do mercado imobiliário atual, além de mudanças na região em que o lugar se encontra, como a construção de um parque, praça ou o estabelecimento de um centro comercial, por exemplo.

Esse movimento de valores que ocasionam a possibilidade de lucro aos investidores, é a finalidade daqueles que colocam o capital no ramo de imóveis. Eles estão buscando lucrar com a especulação imobiliária, que funciona exatamente como o explicado no primeiro parágrafo. A alteração dos preços, também é a coisa que faz com que se aumente os valores dos investimentos que possuem lastro em imóveis, um exemplo são os FIIs (Fundos de investimentos imobiliários).

Entre os muitos fatores que podem acarretar a valorização de imóveis, a diminuição da oferta ou o aumento da demanda de imóveis em uma região específica de alguma cidade, são alguns dos que mais se destacam, já que os valores aumentados são determinados pela ação do mercado. Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, podemos inferir que um apartamento para vender em Goiânia possa ter seu valor baixado, caso a oferta de casas à venda aumente na região, ou se a procura venha a sofrer uma queda. Em outra perspectiva, o aumento populacional também influi na demanda e tende a valorizar os imóveis que estão para serem negociados. Se você pensar bem, estamos aqui diante de um exemplo da lei da oferta e da procura.

Outra coisa que pode acarretar a valorização dos imóveis, é o aumento e o aprimoramento da infraestrutura do lugar. Pense o quanto é difícil viver em áreas com pouca estrutura, em que a vida é verdadeiramente difícil, inclusive pela falta de atitude e apoio do estado para com o local. Já que essa dificuldade existe, quando o entorno do lugar passa a ter uma infraestrutura melhorada, os valores praticados ali naquela fatia do mercado, tendem a subir e a se valorizar. Isso vale tanto para imóveis residenciais quanto para imóveis comerciais, sendo que os últimos verão a clientela aumentar, sem dúvida. Entre algumas das mudanças na infraestrutura, que podem valorizar o seu imóvel, a melhora do transporte, do lazer, das comunicações e da ampliação do comércio do bairro, são alguns exemplos.

A questão das taxas de financiamento, também influi na valorização dos bens imobiliários. Já que elas incidem diretamente na quantia de dinheiro necessária para as aquisições, é normal dizermos que essas taxas podem mexer muito com todo o mercado. Afinal, quanto maiores essas taxas de financiamento são, no momento específico do país, mais difícil será para a pessoa conseguir financiar o seu imóvel. Isso com certeza influenciará muito, a questão da valorização imobiliária.

Valorização e seus mitos

O senso comum sempre coloca investir em casas e apartamentos como um dos investimentos mais seguros e rentáveis com o passar dos anos, como se essa fosse a única forma de investimento real existente. Muitos pensam que o preço dos imóveis sempre aumentam com o tempo, o que não é necessariamente verdade. Já que o valor deles é definido pelo mercado, variações sempre podem existir, podendo vir a desvalorizar os imóveis. Todavia, esse pensamento de que a valorização do imóvel com o tempo, é quase como garantida, é o que praticamente garante a enorme difusão que o investimento em imóveis possui no Brasil.

A solidez do mercado financeiro, também demonstra o erro que tantas pessoas cometem ao considerar investir em imóveis, o único jeito seguro de fazer render o seu dinheiro. Elas pensam isso, especialmente por conta de existir um bem concreto ligado ao investimento. Sendo assim, para as pessoas existe um risco enorme ao aplicar dinheiro em ativos considerados abstratos, como investimentos em renda fixa, por exemplo. É preciso pensar, porém, que o mercado financeiro possui instituições que fiscalizam e regulam as suas atividades, o que garante uma segurança real para os investidores. O pensamento de que só investir em imóveis lhe dá segurança, faz com que as pessoas fiquem um pouco limitadas, quando falamos dos seus investimentos.

 

Comentários

Destaque

Prefeitura de Rialma decreta luto oficial de 03 dias pelo falecimento de ex-servidora do município vítima de Covid-19

    A Prefeitura Municipal de Rialma, por